Acupuntura auxilia no tratamento de doenças respiratórias

Método terapêutico oferece benefícios do paciente oncológico ao paciente com a covid-19.




Notícias, Saúde

A técnica milenar da acupuntura tem um extenso campo de aplicação, sendo cada vez mais utilizada como um eficaz tratamento complementar para inúmeras doenças e disfunções, inclusive para a melhora de problemas respiratórios. O professor e acupunturista Diogo Barros explica que a prática originária de povos orientais consiste em estimular determinados pontos do corpo por meio de agulhas, promovendo diversos benefícios para as mais diversas funções do organismo.

O prof. Diogo afirma que, de forma geral, muito se fala na medicina tradicional chinesa que, a partir da acupuntura, consegue melhorar a energia do pulmão, o que significa ser possível beneficiar toda a dinâmica respiratória do paciente, desde o nariz até a musculatura diafragmática. Dessa forma, o seu efeito é imediato, agindo para amenizar sintomas como secreções, entupimento das vias aéreas, bem como a falta de ar.

“A acupuntura consegue melhorar o aporte ventilatório do paciente por ser um redutor do processo inflamatório. Muitos dos problemas respiratórios têm a ver com problemas de inflamação, e a acupuntura tem essa função anti-inflamatória. Da mesma forma, a gente consegue gerar uma melhora do funcionamento de toda musculatura respiratória”, frisa.

Ainda segundo o docente, a acupuntura não possui contraindicação e, também, pode ser utilizada de forma preventiva. O prof. Diogo destaca que o método terapêutico oferece benefícios do paciente oncológico ao paciente com a covid-19.

“A gente está passando por essa realidade agora da covid-19 e, na China, já se fala muito de protocolos de acupuntura para auxiliar no tratamento desses pacientes, se fala muito em protocolos para o momento pós-pandemia, para que o paciente se reabilite de forma muito mais eficiente, já que a acupuntura provoca a desinflamação, a melhora do funcionamento pulmonar como um todo e aumenta a imunidade do paciente”, comenta o docente.