Academia-Escola da Unileão está entre obras brasileiras selecionadas para o 3º Prêmio Oscar Niemeyer

Projeto arquitetônico assinado pelo escritório Lins Arquitetos Associados está entre os 20 que representarão o Brasil na premiação.




A Academia-Escola do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) está entre as 20 obras selecionadas para representar o Brasil na 3ª edição do Prêmio Oscar Niemeyer, iniciativa da Rede Bienal de Arquitetura da América Latina (REDBAAL). O evento está previsto para ocorrer em novembro de 2020, na Bienal Panamericana de Arquitectura de Quito, no Equador. O projeto arquitetônico do equipamento de apoio ao curso de Educação Física da Instituição é assinado pelo escritório Lins Arquitetos Associados.

A arquiteta Cintia Lins, uma das responsáveis pelo projeto, explica os fatores que considera responsáveis por chamar a atenção dos críticos que julgam a obra em premiações e nas publicações especializadas onde a construção foi exposta.

“O projeto da academia é o que temos recebido maior atenção, acredito que porque ele foge do lugar comum. É um prédio circular e o envelopamento de tijolo maciço confere uma aparência diferente, ao mesmo tempo em que dá uma regionalidade e isso chama a atenção das pessoas. Acho que ele traduz a arquitetura do local em que estamos e isso faz dele um projeto muito interessante e explica suas premiações”, avalia Cintia.

Segundo o edital da premiação, cada país signatário da REDBAAL pode indicar 20 obras finalizadas entre 2018 e 1° de maio de 2020 para compor a exposição da Bienal. Os projetos brasileiros foram selecionados pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), que escolheu entre os 33 que cumpriram com as regras do edital de seleção.

O 3º Prêmio Oscar Niemeyer concederá prêmios de primeiro, segundo e terceiro lugar, considerando seus valores arquitetônicos e tecnológicos e sua relação com o contexto, com os aspectos sociais, culturais e ambientais. O júri do evento também poderá conceder até duas menções honrosas.

Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Erika Souza
Carregar Mais Em Regional

Sobre Erika Souza

A menina louca. Deixo essa definição, pois meu entusiasmo pode parecer loucura. Atuo com comunicação, eventos e desenvolvimento pessoal. Com o convívio a gente se conhece mais.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

Instagram did not return a 200.

Siga-nos!