A Democracia do Brasil foi violada

Um dia lamentável para o povo brasileiro e para suas instituições




Brasil, Notícias
Foto: Grabriela Biló

A Praça dos Três Poderes sede do Governo Republicano do Brasil, foi alvo neste domingo, 8, de depredações e ataques de terroristas ligados ao bolsonarismo. Os golpistas invadiram os prédios do Supremo Tribunal Federal, o Congresso e o Palácio do Planalto, e protagonizaram cenas assustadoras e deprimentes de ataque as instituições brasileiras e ao estado democrático de direito.

Milhares de golpistas chegaram a Brasília neste sábado, engrossando o movimento que já acontecia desde a vitória do Presidente Lula. Apesar das informações que já apontavam para esse ataque, poucos policiais faziam a segurança da Esplanada dos Ministérios. Há pouco, o Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, responsável pela segurança de Brasília, exonerou o Secretário de segurança, Anderson Torres, que é ex Ministro do Governo Bolsonaro.

Ibaneis gravou um vídeo de desculpas ao Presidente da República, como uma tentativa de se blindar politicamente, já que o mesmo pode ser responsabilizado pelos atos terroristas. A AGU – Advocacia Geral da União, solicitou a prisão em flagrante dos envolvidos, inclusive do ex Secretário Anderson Torres.

O Presidente Lula, se pronunciou e afirmou que todos os criminosos envolvidos serão encontrados e punidos, além disso decretou intervenção Federal em Brasília. Lula responsabilizou o governo do Distrito Federal, por ineficiência e conivência com os atos golpistas, e afirmou não aceitar as desculpas do Governador Ibaneis Rocha.

O ataque que assombrou a democracia brasileiras, não é apenas um ataque as instituições e aos poderes da República, é um ataque direto a todo cidadão brasileiro que expressou a suprema vontade, através do voto, em 31 de outubro, que elegeu o presidente Lula como líder da nação.

As digitais de Bolsonaro seguem explícitas, nos atos terroristas vistos nesse dia triste para todos os brasileiros, seus discursos de ódio durante os 4 anos em que governou o país, incentivaram uma massa de radicais a descumprirem a lei, mascarando como ideologia, atos e crimes que atentam contra o Brasil.

O povo brasileiro e a história não irão se esquecer deste dia, os criminosos não sairão impunes e a nossa estimada democracia, jamais irá se intimidar.

Imagem: Evaristo Sá/AFP