26º Encontro dos Profetas das Chuva

Quixadá reúne os profetas da chuva com suas previsões para a quadra invernosa de 2022.




Natureza, Notícias

Acontece no próximo dia 08 de janeiro de 2022, o 26º Encontro dos Profetas da Chuva – a natureza renovando nossa Esperança. O encontro acontecerá nas dependências da Faculdade Cisne e reunirá uma média de 25 profetas que apresentarão os resultados obtidos pela tradição da observação da natureza e seus fenômenos, que indicam como será a quadra invernosa em todo o estado em 2022.

Considerado o maior encontro desse gênero, o Profetas da Chuva, marca o início do calendário de eventos da cultura cearense no sertão central e se destaca como um dos mais importantes instrumentos de manutenção desses conhecimentos tradicionais passados de geração em geração. Um saber que vem das mais completa interação do homem com seu meio ambiente e sua capacidade de observação que nasce do convívio diário em meio a natureza. O resultado desta experiência vem da maneira como cada profeta sente e entende o que a natureza tem pra dizer através da sua relação de pertencimento com a terra.

A programação este ano será conjugada com o projeto Encanta que acontece no sábado (07/01)  às 19h na Praça José de Barros, que irá reunir para uma noite de cantoria, os repentistas e trovadores: Guilherme Calixto, Edvan Pedro, Damião Monteiro, Antônio Limeira, Chaga Bezerra, Antonio Jocélio, Waldir Lima e Ari Teixeira e os emboladores Pinto Branco e Marreco. E encerrando a programação do Encanta quem sobe ao palco é a Banda Transacionais, com seu repertório retrô reunindo clássicos da música brasileira com sotaque cearense.

No dia 08/01 abrindo oficialmente a programação do Encontro às 08h, a Secretaria de Cultura de Quixadá, Casa de Saberes Cego Aderaldo em parceria com a Faculdade Cisne inauguram o Jardim dos Profetas, um espaço dedicado à memória dos profetas já falecidos e que muito contribuíram com o fortalecimento do Encontro e com os prognósticos da quadra invernosa. Como uma forma de reverenciar a memória nativa do sertão, serão plantadas no jardim mudas de aroeira, ipê, ingazeira e oiti.

Em seguida terá início no auditório da faculdade, o 26º Encontro dos Profetas da Chuva que este ano receberá 20 profetas que apresentarão o resultado desta experiência de observação que é dar uma previsão do período chuvoso e desta forma valorizar a cultura rural nordestina, bem como motivar o surgimento de novos profetas. O Encontro será conduzido pelo Sr Helder Cortez, um dos idealizadores e organizadores do evento.

E encerrando a programação o Encontro presta uma homenagem ao Governador do Estado do Ceará Camilo Santana, o Deputado Estadual João Salmito Filho, a Dra Mônica Bicalho Pinto Rodrigues, o professor Francisco Lopes Viana e o Sr José Maria Pimenta Lima.

As ações do projeto “Encontro dos Profetas da Chuva” prosseguem até o mês de março com uma programação onde estão previstas uma exposição, exibições de filmes documentários, lançamento de livros e um seminário temático.

O encontro é uma promoção do Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central e a Prefeitura Municipal de Quixadá através da Secretaria de Cultura / Fundação Cultural de Quixadá e em parceria com a Casa de Saberes Cego Aderaldo, Instituto Agropolos e o apoio da Faculdade Cisne e do Instituto de Pesquisas Históricas e Memórias.