180 cidades do Ceará estão com risco elevado para Covid-19

Ontem, 03, o estado registrou mais 58 óbitos por Covid-19. O Ceará segue com crescente no números de registros a cerca de duas semanas.




Notícias, Regional

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), decretou na tarde de ontem, 03, um novo ciclo de isolamento social rígido para a capital, Fortaleza. O lockdonw entrará em vigor a partir da meia noite desta sexta, 05, e se estenderá até o dia 18 de março. Durando, assim, 14 dias. Nessa linha, o político também informou que irá passar os próximos dias em reunião com diversos prefeitos do estado, a fim de dialogar sobre ações mais enérgicas de combate a pandemia.

Segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), apenas quatro cidades não contam com risco alto ou altíssimo para transmissão de Covid-19, são os municípios de Pereiro, Russas, São João do Jaguaribe e Alto Santo. Todos os demais estão classificados como grau elevado de transmissibilidade.

Situação Crajubar

A Região Metropolitana do Cariri, composta pelas cidades de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, também enfrenta momentos complicados. Os três municípios estão listados como em nível alto de risco de transmissão.

Com relação ao grau de vacinados, a cidade com melhor quantitativo é Juazeiro do Norte, até o momento foram vacinados pouco mais de 8 mil juazeirenses. Já em Crato os imunizados estão próximos dos 5 mil. Por sua vez, Barbalha tem até o momento pouco mais de 3 mil habitantes vacinados.

A situação específica da região ainda se encontra em análise pelos gestores locais. Porém, o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), disse em entrevista à Rádio CBN que não cogita isolamento rígido para o município. De acordo com o gestor, neste momento ainda é possível manter os atuais níveis de restrição. No entanto, lembrou que, caso haja entendimento pela ampliação das restrições, elas irão ocorrer.